A geração conhecida como Millennials está ocupando cada vez mais postos de tomada de decisão nas empresas e a sua contabilidade precisa se atentar a isso.
Eles trazem diversas características um pouco diferentes das gerações passadas, principalmente quando o assunto é relacionamento com novos produtos e serviços, já que o acesso à informação e ao conhecimento sempre fizeram parte de suas vidas.
Diante destes aspectos, é muito interessante olhar como os comportamentos e preferências dos millennials irão influenciar e eventualmente transformar, os comportamentos e preferências da população em geral. Este artigo irá lhe ajudar a aprender como negociar com a geração que está dominando os postos de decisão. Vamos lá?
Saúde mental no mercado contábil
Entendendo as expectativas da geração Y no processo de contratação: como a geração Y se comporta na hora de contratar um serviço e como se adaptar?
Observar o comportamento e a jornada do cliente sempre foi algo importante. Só que agora, é uma questão de sobrevivência. A dica de ouro para quem deseja conquistar a atenção dos millennials para vender contabilidade é: esteja em vários canais!
Considerando o perfil do consumidor moderno, pessoas bem informadas, que buscam facilidades e experiências positivas em todas as interações. São pessoas que estão completamente inseridas na era digital, assim a preferência deles naturalmente será por marcas nativas digitais ou que estejam adaptadas a este universo.
Hoje, quem ainda não está em pelo menos uma plataforma como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e TikTok, precisa repensar seu posicionamento. Isso porque, diferentemente das gerações Z e Alpha, os millennials já estão completamente inseridos no mercado consumidor, não só isso: eles dominam o poder de decisão.
Com hábitos de consumo específicos e preferências bem estabelecidas na hora de adquirir, adiantamos que conquistar o coração dessa galera não é uma tarefa fácil. Se, no início do artigo, mencionamos que a geração Y é formada por um público mais jovem e bem informado, podemos dizer que, uma das suas principais demandas é a autenticidade.
E não adianta querer transmitir algo que a sua empresa não seja. Estamos falando de indivíduos que anseiam por propósitos e valores que os representem. Para isso, eles conferem pessoalmente se a marca de interesse compartilha da mesma visão de mundo.
Outro aspecto importante a ser destacado neste momento: o imediatismo é um traço forte no perfil dessa geração e, por esse motivo, empresas que conseguem aliar agilidade, sem deixar o alto nível de qualidade de lado, tem mais chances de engajamento com esse público.
Resumindo, não adianta ter um produto excelente, se a entrega não é rápida ou tem complicações. Ou ainda ter um atendimento humanizado, mas que faz os clientes esperarem muito tempo.
Por falar em facilidades, é importante que toda a jornada de compra seja fluida e prazerosa.
Essa geração não quer burocracias para finalizar um carrinho de compras, muito menos eles conseguem imaginar uma marca que utilize apenas e-mail e telefone como canais de comunicação. Afinal, como já dissemos, eles estão conectados a diversas redes sociais e tecnologias.
Como se comunicar com os millennials de forma eficaz para estabelecer confiança e segurança no processo de contratação da contabilidade
1. Entenda como a Geração Y se comunica
Mostrar a eles um anúncio padrão com um rosto sorridente e slogan cativante não fará uma venda. O fator decisivo para uma compra entre os millennials é uma recomendação pessoal de amigos/familiares ou experiência social gerada por seus pares.
2. Oferecer diálogo em vez de discurso de vendas
A geração Y tem todas as ferramentas e tempo necessário para tomar uma decisão de compra. Assim, essas pessoas podem analisar sua marca da cabeça aos pés, encontrar falhas em mídias sociais e outros blogs e continuar comparando os preços, mesmo quando estão literalmente dentro da sua loja.
Então, como você mantém sua atenção e lealdade? Transforme seu negócio em um recurso útil e essencial para o dia a dia do público.
3. Trabalhe com componentes emocionais
Os millennials se preocupam profundamente com mais coisas do que outras gerações – desigualdade econômica, direitos dos animais, contaminação da água, reciclagem e um monte de outras causas socialmente importantes.
Fazer com que eles se reunam com pessoas, marcas e empresas que se juntam em prol de uma causa semelhante e assim, ligá-los é outra, é uma jogada inteligente para conquistar sua atenção.
4. Tenha um discurso de venda objetivo
A geração Y faz seus negócios e tarefas de vida em movimento, a partir de seus smartphones. Sua atenção é constantemente dilacerada por várias atualizações, notificações e telefonemas.
Se você deixar de entregar o que precisa, você nunca terá uma segunda chance. Os bons slogans de marketing são importantes, mas não da maneira como costumavam ser. Em vez disso, mais uma vez, eles devem transmitir imediatamente valor e atrair o usuário a desacelerar e prestar atenção ao que você vai dizer.
Como os millennials enxergam o serviço de contabilidade e o que eles consideram antes de contratar?
Geralmente, os millennials se preocupam bastante com sua estabilidade financeira e também com o crescimento de seus negócios, duas características importantíssimas para vender contabilidade.
Por isso, ao falar sobre como vender contabilidade para millenials, é importante entender que questões que faziam sentido lá atrás, como, por exemplo: nome do escritório, tempo de mercado e tradicionalismo, não são importantes para eles.
Entretanto, eles super valorizam aspectos que nem passam pela cabeça de gerações anteriores, como o desempenho e reputação digital do seu escritório contábil, como ele se relaciona com seus clientes e como sua gestão vê o mundo em seu aspecto social.
Outro fator importante é que essa geração costuma ter muito mais habilidade para trabalhar em equipe. Por isso, é comum que os líderes possuam times diversos e multifuncionais, que contribuem com diferentes perspectivas, dessa forma, geralmente, as decisões são tomadas em conjunto.
Além dos fatores mencionados acima, a geração Y costuma refletir sobre o que fazer em relação ao papel das empresas no mundo, principalmente aquelas que estão ligadas a eles de alguma forma.
Sendo assim, antes de tentar vender para essa geração, entenda que para eles, é primordial que a empresa seja transparente, honesta e engajada com a ideia de um mundo melhor.
Como usar ferramentas digitais para tornar o processo de negociação mais rápido e eficiente para os clientes da geração Y
O fato que mais marcou esse público e que mais impactou o cenário em que ele se desenvolveu foi a popularização das novas tecnologias de comunicação, com destaque para a internet.
Assim, os Millennials testemunharam a introdução dessa nova forma de enxergar o mundo e de experimentar o consumo por meio de telas e plataformas digitais.
Tudo começou com a popularização dos blogs e dos canais de notícias. Em seguida foi a vez dos buscadores, em especial o Google, que se tornou uma espécie de oráculo do mundo contemporâneo.
Depois vieram as redes sociais e grande expansão do e-commerce, ambos potencializados pelo recente fenômeno mobile (a prevalência dos smartphones e seus serviços).
Invista em canais Omnichannel
Desde o início do artigo estamos falando sobre a relação da geração Y com a tecnologia.
Pois precisamos frisar que, diferente das gerações anteriores, este perfil prefere mais autonomia e liberdade durante o processo de compra, geralmente costumam se comunicar conforme a seguinte ordem:
- Redes sociais
- Telefone
- Interações pessoais
Ressaltamos que esses dados são da Center for Generational Kinetics, conhecida por pesquisar hábitos globais dessa geração durante uma decisão de compra.
Através dessa pesquisa, podemos constatar que não é necessário um contato cara a cara para assinar um contrato, por exemplo. Mas, se seu escritório contábil investir fortemente em relacionamento online, pode ser um caminho muito mais vantajoso para seus negócios.
Além disso, quando eles conseguem identificar mantém essa boa dinâmica digital durante toda a prestação de serviço pode ser um diferencial. Pois assim, eles verão que o atendimento omnichannel não acaba na venda e que também poderão contar com esse suporte quando precisarem entrar em contato com a sua contabilidade
Seja transparente sobre preços e taxas para garantir que os clientes millennials entendam o que estão pagando e sintam-se confortáveis com a contratação da contabilidade
Os Millennials são uma geração apressada que valoriza muito o tempo e perde o interesse com facilidade.
Isso significa que você precisa ser muito objetivo se deseja realmente conquistar esse grupo, do design dos produtos e serviços aos conteúdos que você utiliza em sua comunicação e na transparência.
Os jovens e adultos da atualidade estão atentos às questões sociais e, como explicamos, são exigentes com as empresas e seus representantes.
Atitudes incoerentes ou atos que violem a ética e a transparência são motivos para os consumidores de hoje boicotarem marcas.
Sendo assim, o melhor que você tem a fazer é ser absolutamente aberto com o seu público, inclusive em meio a possíveis crises de marca. Sua empresa precisa se posicionar de forma clara e transparente.
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Conclusão
Saber como comercializar para a geração do milênio é crucial para varejistas e marcas permanecerem no jogo, pois se tornam a maior geração com maior poder aquisitivo. Conhecer as personas do milênio, criar campanhas personalizadas, vender a experiência e oferecer autenticidade e valor são quatro maneiras principais de conquistar sua atenção.
Portanto, após procurar conhecer melhor esse grupo, é preciso agir com a finalidade de se adequar ao novo contexto e criar estratégias direcionadas. E mais: é melhor se apressar, pois logo mais quem chegará a esses cargos é a geração Z – e é bem provável que os desafios sejam ainda maiores.
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