Quer atrair clientes para seu escritório contábil e não sabe por onde começar? Você não está sozinho. A maioria dos contadores caem na posição de depender somente de indicações na hora de garantirem novos contratos para o seu escritório contábil.
Sabemos que é muito grande a sua responsabilidade como contador e dono de um escritório contábil e com a correria do cotidiano, fica difícil sair do operacional e pensar em estratégias para atrair mais clientes.
Mas hoje nós vamos te ajudar a criar novas estratégias para garantir seu crescimento!
Como prospectar clientes para contabilidade?
Como utilizar as redes sociais e outras ferramentas de marketing digital para atrair novos clientes?
O uso das mídias sociais tem aumentado constantemente nos últimos anos. Com mais pessoas adotando plataformas como Instagram e Facebook, o relacionamento entre clientes e o mundo digital não parece terminar tão cedo.
É por isso que essa é uma tendência que seu escritório deve aproveitar se quiser ficar à frente da concorrência.
Com cada usuário de mídia social gastando em média 5 horas em suas plataformas por dia, os profissionais de marketing estão percebendo que a promoção de seus produtos através desses canais tendem a aumentar seus negócios.
Se conectar com seus prospects através da internet, pode direcionar um tráfego significativo para a sua contabilidade e ajudar a aumentar as vendas.
O marketing contábil é muito mais econômico
Comparado aos enormes custos da publicidade tradicional, o marketing de seus serviços nas mídias sociais é muito econômico.
Além disso, com a capacidade de segmentar anúncios para seu público-alvo exato, seu investimento aumentará.
Aumento do tráfego e taxas de conversão
Outro efeito importante da conexão com os clientes através das mídias sociais é que você vê rapidamente um aumento no tráfego de entrada.
Além disso, o fator dos anúncios serem devidamente segmentados irá melhorar a geração de leads de qualidade. O que, é claro, leva a conversões mais altas desses leads em vendas.
É por isso que é tão importante poder se envolver com os clientes nessas plataformas.
Como aproveitar as oportunidades de mercado para não depender somente de indicações em seu escritório contábil?
Conhecer o cliente é o primeiro passo para aproveitar as oportunidades no mercado
As oportunidades no mercado mudam e surgem a partir das mudanças na mentalidade e nas necessidades dos clientes.
Conhecer seu público é fundamental possibilitar que seu escritório possa inovar, preencher novos nichos de atuação, e fortalecer sua marca.
Para entender o cliente é necessário compreender o que ele procura. O que ele busca que o seu serviço ainda não possui? Quais as necessidades do cliente? Quais as paixões do cliente?
Muitas vezes, o seu serviço tem as funcionalidades procuradas pelo cliente. O problema é que você não consegue abordar de forma correta as suas próprias qualidades.
Dessa forma, a partir do momento que a empresa entende como o cliente enxerga o seu serviço, assim como ele enxerga um serviço ideal, você consegue ressaltar os pontos essenciais que podem trabalhar na tomada de decisão do cliente a seu favor.
Dessa maneira, a comunicação entre empresa e cliente se torna mais estreita, você consegue dialogar de forma direta e aproveitar melhor as oportunidades do mercado.
Conhecer os concorrentes também é fundamental!
Muitas vezes os seus próprios concorrentes, ao tentarem se posicionar no mercado, deixam oportunidades à mostra. Saber aproveitá-las é fundamental para ter sucesso em seu nicho de atuação.
Assim, para tirar vantagem dos seus concorrentes, duas palavras devem ser tratadas como chave: benchmarking e diferenciação.
O benchmarking consiste na análise do concorrente e de seus produtos e serviços. Compreender como ele se insere no mercado, o que ele oferece em seu serviço que o seu escritório não oferece, como ele aborda as qualidades e como ele ofusca os seus pontos fracos.
Tudo isso pode te ajudar a entender a realidade de mercado de uma forma positiva, pois te ajudará a saber as melhores formas de se destacar.
Utilizando canais de comunicação corretos
Não adianta ter uma grande ideia, um mercado inteiro para ser abrangido, uma estratégia de comunicação estabelecida, mas usar os canais de comunicação errados.
Escolher o meio pelo qual você vai abordar seu cliente, faz toda a diferença. Planejar como esse canal será utilizado é ainda mais importante.
Dicas fundamentais e eficazes para aumentar sua visibilidade e atrair novos negócios através das redes sociais
Invista nos stories do Instagram
A ferramenta de stories no Instagram, permite que seu escritório conte um pouco do seu dia a dia de maneira criativa e envolvente aos seus consumidores. Assim, você estará desenvolvendo no consumidor um sentimento de proximidade.
Hoje, os stories são muito utilizados tanto para apresentar um pouco o dia a dia de uma empresa, como para destacar campanhas, produtos e serviços, de modo a garantir o aumento do número de clientes e das vendas.
O uso da live está liberado!
Hoje em dia, o uso de lives se tornou praticamente uma tendência entre as empresas que possuem perfis em redes sociais. Isso porque, as lives podem ser compreendidas como uma estratégia de marketing contábil.
Afinal, elas possibilitam que uma empresa apresente melhor suas ideias e serviços de maneira interativa.
Anúncios pagos não é mais um diferencial!
Os anúncios pagos são estratégias de marketing digital que podem acelerar o processo de aumento de visibilidade de sua marca, bem como dos seus produtos/serviços.
A diferença entre anúncios pagos e marketing de conteúdo é que essa estratégia se vale da criação, publicação e promoção do conteúdo para atrair de modo orgânico potenciais clientes.
Quanto ao primeiro caso, utiliza-se de mecanismos de publicidade das redes sociais para agilizar o processo de atração de potenciais consumidores.
Design e identidade visual: seu cartão de visitas!
Quem diz que o Design não tem a ver com estratégia de conteúdo nas redes sociais, se engana.
As mídias sociais são locais extremamente visuais, assim, o investimento em uma identidade visual de qualidade para as suas postagens, que seja baseada no seu nicho e pode conquistar mais seguidores e possíveis clientes.
Um bom trabalho é aquele criativo, capaz de chamar a atenção dos visitantes e impulsionar sensações de desejo e vontade.
Conteúdo em vídeo: a nova forma de se comunicar na internet!
Um conteúdo em vídeo gera um alcance de cerca 95%, mais do que os tipos de conteúdo em outros formatos, como texto.
Assim, em tempos onde conseguir atenção nas redes não é uma tarefa tão simples, nunca se deve perder a chance de utilizar este recurso para conseguir seguidores e clientes.
Pesquisas das próprias redes sociais mostram que os usuários se beneficiam muito mais de conteúdos em vídeo, passando a considerar essa estratégia, pois pode ser uma excelente estratégia de atração e novas vendas.forma de atrair novos clientes.
Como conseguir clientes para escritório de contabilidade?
Conclusão
É possível atrair clientes para um escritório contábil utilizando estratégias de marketing digital, como o uso das redes sociais.
O uso das mídias sociais tem aumentado constantemente nos últimos anos e é uma tendência que o escritório deve aproveitar para ficar à frente da concorrência.
Além disso, o marketing digital é muito mais econômico comparado à publicidade tradicional e possibilita a segmentação dos anúncios para um público-alvo exato, aumentando o tráfego e as taxas de conversão.
Assim, para expandir o alcance do escritório, é importante conhecer o cliente e aproveitar as oportunidades de mercado.
Porém, é importante destacar que contar com o apoio de profissionais especializados pode ser uma excelente opção para garantir que suas estratégias de captação sejam mais eficazes e alcancem os resultados desejados.
Nós da Lab Cont podemos te ajudar!
Somos uma agência de marketing contábil que entende do assunto. Conte com a Lab Cont para traçar uma estratégia eficaz e te ajudar a crescer seu negócio de forma saudável e constante.