Skip links

As principais tendências do Mercado Contábil em 2022

Veja quais as tendências do mercado contábil em 2022 que você precisa se atentar.

A cada ano que se passa, o mercado contábil no Brasil vem apresentando muitas oportunidades de expansão. As tendências do mercado contábil em 2022, no mínimo, prometem entregar novas soluções para muitos negócios.

O mercado contábil deu algumas respostas durante o último ano sobre como lidar com toda essa crise que passamos, além de algumas evoluções que já vinham acontecendo.

Por isso, podemos mapear algumas tendências que o mercado contábil deve “abraçar” em 2022. Separamos algumas que podemos analisar de acordo com o comportamento das empresas.

Presença digital como estratégia

Muito mais do que estar em uma rede social ou ter um “site bonito”, o escritório contábil e o contador precisam conquistar o seu espaço no digital.

A famosa venda por indicação é efetiva, porém, ela estabelece um limite para o crescimento do seu negócio contábil. 

Utilizar a presença digital como estratégia efetiva para o escritório, será essencial em 2022 também, pois o consumo de conteúdos e busca por serviços remotos aumentaram.

4 DICAS DE MARKETING CONTÁBIL PARA GERAR MAIS LEADS

Sendo assim, construir a sua autoridade em uma região ou nicho de mercado, fará com que o seu negócio contábil esteja sempre um passo à frente em 2022, se destacando em um mercado cada vez mais concorrido.

Serviço Consultivo

Muitas contabilidades já entenderam a importância do seu papel estratégico dentro das empresas. Com as atividades cada vez mais automatizadas e integradas, o contador precisa ser mais analítico e consultivo para as demandas dos seus clientes.

A entrega de relatórios e insights personalizados, agregam muito na construção de marca do escritório, além de proporcionar um impacto fundamental nas tomadas de decisão das empresas.

Dessa forma, a consultoria empresarial se torna uma prática lucrativa no mercado contábil em 2022 e se apresenta como uma tendência concreta.

Uma possível rede de benefícios

Além das instituições financeiras, outras parcerias também surgiram, como as empresas de tecnologia que oferecem benefícios para clientes do escritório, dando descontos exclusivos em sistemas de gestão, por exemplo.

Certificações em geral, também são uma ótima forma de oferecer benefícios. Dependendo do nicho que você trabalha, a busca por especializações, treinamentos e certificações são constantes. Fechar uma parceria com empresas que oferecem o que o seu cliente procura, pode se tornar uma nova receita em seu negócio contábil.

O famoso certificado digital, que muitos escritórios já possuem uma ligação mais próxima com alguns representantes, também podem ser incluídos nessa lista.

A MISSÃO DO NOVO CONTADOR COMO CONSULTOR DE NEGÓCIOS

Educação digital

Sabe aquele primeiro tópico de presença digital? Construa a sua o quanto antes, pois para aproveitar uma das tendências de 2022, é necessário ter um pouco de maturidade no assunto.

Cada vez mais o contador precisa se posicionar como um especialista em negócios, interpretando os dados para os seus clientes e levantando insights para que ele possa aplicar na gestão do seu negócio.

E se ainda assim não for o suficiente?

Sim, nós sabemos que na prática nem sempre o cliente consegue replicar tudo que é passado na consultoria, muito por conta da falta de capacitação.

Seja de forma gratuita ou como um produto do seu escritório, você pode oferecer um curso ou treinamento de gestão financeira, comercial, gestão empresarial, etc.

Quando a sua marca contábil se posiciona como especialista em gestão de negócios, muitas possibilidades aparecem. Pode acreditar, o mercado já está explorando essa necessidade.

Terceirização de setores

Um dos impactos da pandemia foi sem dúvidas a folha salarial. Mesmo com medidas preventivas do governo, muitos escritórios sofreram com o impacto da crise e viram alguns setores acabarem.

Uma das soluções para esses casos, com certeza é a terceirização de serviços. Assim, será possível delegar atividades financeiras, contábeis e fiscais para uma empresa que já tenha estrutura para executá-la.

A empresa, Fábrica de Contabilidade, por exemplo, está explorando essa necessidade do mercado contábil, oferecendo a terceirização de setores e processos operacionais de escritórios pelo Brasil.

Faça uma boa avaliação das suas necessidades.

Conclusão

Obviamente, destacamos apenas algumas tendências aqui, mas poderíamos falar de uma evolução tecnológica, por exemplo, com o crescimento de processos feitos por inteligência artificial e automação cada vez maior.

Sendo assim, o importante é que durante o ano de 2022 você esteja sempre por dentro das novidades do mercado contábil e para isso, você pode seguir a Lab no Instagram, se inscrever em nossa Newsletter “Contabilidade Criativa” semanal e acompanhar o nosso blog.

Leave a comment