O Marketing digital vive em constante mudança, às vezes fica realmente difícil acompanhar todas elas. Porém, ao utilizar o Marketing contábil no seu escritório para elevar sua marca e converter leads você precisa estar por dentro das tendências para causar verdadeiro impacto em suas ações.
Novas maneiras de usar o marketing ao seu favor surgem o tempo todo. Seja por meio da inteligência artificial, até a realidade aumentada e virtual. O importante é saber que cada uma dessas transformações vêm com seus prós, contras e desafios.
Hoje, separamos as 9 principais tendências de marketing contábil que já estão sendo implementadas por empresas de outros setores e que prometem entrar no mercado contábil em 2023.
Confira!
1 – Vídeos em alta (principalmente os curtos)
A fonte para essa tendência já consolidada é o próprio Instagram. Adam Mosseri, o diretor da rede social, afirmou que a rede, atualmente, possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo, e cada vez mais os vídeos terão destaque dentro da plataforma.
Por que isso acontece? A grande maioria dos usuários parecem gostar mais de vídeos curtos do que de fotos. Assim, investir em plataformas como o Instagram e TikTok, redes focadas nesse formato, para alcançar o público-alvo do seu escritório contábil, pode ser uma grande vantagem.
O importante é criar conteúdos de acordo com sua estratégia digital. Afinal, não adianta nada alcançar pessoas que não se interessam pelo que você tem a oferecer, não é mesmo?
2 – Marketing responsivo
Essa sem dúvidas é uma das principais tendências para o próximo ano. Não se engane, ela já faz parte do nosso dia a dia, estando presente nos formatos que criamos conteúdos, artes, websites, vídeos, entre muitas outras.
Afinal, atualmente, a maioria dos usuários usa as redes sociais por meio de aparelhos celulares.
Segundo uma pesquisa feita pela FGV, o Brasil possui cerca de 242 milhões de smartphones no país, ou seja, mais celulares do que habitantes.
Assim, é importante seguir não seguir formatos idealizados somente para computadores, pois assim há grandes chances do seu escritório star perdendo público e dinheiro. Adapte já essa tendência ao seu marketing contábil em 2023.
3 – Influenciadores para contabilidade
O Marketing de influenciadores vem se tornando cada vez mais popular, e os profissionais contábeis também precisam se atentar a isso! Afinal, os números devem aumentar em 2023 e será tendência para o marketing contábil.
Por isso, o efeito de rede de hoje não pode ser exagerado devido ao controle algorítmico sobre as redes sociais. Assim, pessoas com redes maiores conseguem um alcance mais amplo, podendo gerar um impacto enorme em sua marca.
4 – Pós-venda
As organizações contábeis precisam apoiar o envolvimento no pós-venda para reter seus clientes, aumentar as contas existentes e criar defensores da marca. Isso é algo que as grandes empresas de outros segmentos já entendem.
Neste sentido, o foco principal deve estar vinculado entre aumentar o valor dos programas de engajamento pós-venda, compartilhamento das experiências do cliente e demonstração de um relacionamento que vá além de propostas comerciais.
O pós-venda impacta diretamente na experiência do público com o seu serviço contábil.
5 – Desenvolvimento de conteúdo centrado no cliente
Sem dúvida, o conteúdo vai dominar as tendências de marketing contábil em 2023.
Durante os últimos anos, os profissionais de marketing voltado para o setor contábil se concentraram no marketing de conteúdo usando palavras-chave relevantes e criando conteúdo amigável aos mecanismos de pesquisa
Assim, o conteúdo centrado no cliente também é uma ótima tendência de marketing contábil para 2023, pois ele vai abordar diretamente as preocupações, necessidades e perguntas do seu público-alvo. Você pode criar conteúdo conforme as preferências e necessidades do seu público, indo de encontro com suas dores e os ajudando a resolver problemas de seu cotidiano profissional.
6 – Alinhamento de Vendas e Marketing
O alinhamento de vendas e marketing é uma tendência de marketing contábil eficaz para qualquer comunicação, planejamento e definição de metas.
Ela vai ajudar os departamentos de vendas e marketing a trabalharem juntos como uma equipe. Entregar atividades de marketing de alto impacto, aumentar as vendas, melhorar as conversões e atingir suas metas de receita é o principal objetivo do alinhamento de vendas e marketing.
Organizações contábeis podem aproveitar o alinhamento de vendas e marketing para oferecer experiências de cliente premiadas e perfeitas.
Não ter um departamento comercial alinhado ao marketing pode causar um desalinhamento perigoso para o seu escritório.
A comunicação desajeitada com os clientes e a experiência ineficaz do usuário podem afetar a credibilidade do seu negócio e alterar a percepção dos compradores sobre seus serviços.
7 – Remarketing
Mais uma tendência para ficar de olho: O remarketing pode ajudar seu escritório contábil a obter mais resultados.
Trata-se de uma abordagem eficaz para redirecionar o público que já demonstrou interesse em sua oferta através de algum conteúdo ou anúncio.
Assim, o remarketing pode ajudar você a redirecionar esse público e facilitar sua conversão.
Ou seja: o remarketing é uma tendência de marketing contábil simples e fácil para aumentar as conversões e atingir suas metas de receita em 2023.
8 – Venda social
Nos últimos anos, podemos ver um grande aumento no uso de mídias sociais por marcas contábeis. No final das contas, não importa em qual mercado você esteja operando, você está vendendo para uma pessoa.
Com a mídia social desempenhando um papel cada vez mais importante na vida dos usuários, as empresas precisam reconhecer o valor de usar essas plataformas ao seu favor.
Afinal, a maioria dos compradores utiliza as mídias sociais em algum estágio de sua jornada de compra, então, se você ainda não está, agora é a hora de começar, pois em 2023 o número de pessoas que utilizam uma mídia social antes de decidir por uma compra tende a crescer ainda mais!
9 – Terceirização de marketing contábil
Outra grande tendência que podemos observar para o marketing contábil é a terceirização dos serviços para agências, especialmente criação de conteúdo e gerenciamento de Inbound.
Com cada vez mais empresas do setor percebendo o valor das mídias sociais e do marketing digital para geração de leads e construção de marca, elas precisarão de toda a ajuda para começar e serem consistentes. Dessa forma, nada melhor do que contar com uma agência especializada no assunto.
Afinal, as agências com sua experiência na área de marketing também ajudará seu escritório a aumentar sua presença digital de forma mais rápida e assim, alcançar os objetivos.
Conclusão
Agora que você já conhece as principais tendências de marketing para o setor contábil, é importante observar que nem todas elas serão aplicáveis ao seu modelo de negócio.
Por isso, é preciso olhar de forma minuciosa e analítica para a sua estratégia atual ou entender onde você quer chegar com o seu novo planejamento. As tendências servem para mostrar caminhos e despertar insights. Por isso uma ajuda profissional é primordial para o alcance de resultados!
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