Captar novos clientes para seu escritório contábil pode ser uma tarefa difícil e, às vezes, cansativa, especialmente quando se trata de encontrar clientes ideais com os quais gostaríamos de trabalhar.
Felizmente, existem várias soluções que podem ajudá-lo a colocar seus serviços de contabilidade na frente dos clientes certos.
O crescimento de um negócio depende da aquisição de novos clientes, e empresas de contabilidade não são exceções. Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental captar novos clientes para alcançar sucesso.
Com a chegada de 2023, é importante estar atento às tendências e estratégias mais efetivas para atrair e reter clientes.
Uma abordagem baseada em dados e análise de mercado pode ajudá-lo a identificar as necessidades e desejos do seu público-alvo, permitindo que você desenvolva estratégias personalizadas de atração e fidelização. Além disso, a utilização de tecnologia e marketing digital também é uma ótima forma de alcançar um público mais amplo e segmentado.
Acompanhe-nos! Neste artigo, exploraremos as melhores estratégias para captar clientes para sua contabilidade em 2023.
Como conseguir clientes para escritório de contabilidade?
A captação de clientes e sua importância!
Todo escritório deve desenvolver uma estratégia sólida e sistemática de aquisição de clientes que esteja alinhada às tendências do setor. Independentemente do tamanho do seu negócio, esta é uma questão crucial na operação de qualquer empresa.
No entanto, é importante não confundir a aquisição de clientes com a geração de leads.
A jornada do cliente é geralmente representada como um funil de vendas no mundo dos negócios. Durante este percurso, os clientes:
- Reconhecem sua marca e desenvolvem interesse em suas ofertas;
- Incluem seus produtos ou serviços na lista de opções que estão considerando;
- Escolhem se tornar um cliente.
A geração de leads é uma parte importante deste processo, pois permite que seus clientes progridam no funil de vendas.
Portanto, a aquisição de clientes é uma tarefa crucial para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atuação, pois sem clientes não há negócios, e sem negócios, não há lucros.
Várias estratégias podem ser utilizadas para captar clientes, como publicidade, marketing digital, relacionamento com clientes, entre outras, que exploraremos mais adiante.
Funil para captar clientes para contabilidade
No mundo dos negócios, a jornada do cliente é geralmente representada por um funil de vendas ou um gráfico similar que destaca os estágios do processo de compra e as mudanças na mentalidade do cliente em potencial.
Para simplificar, a geração de leads normalmente acontece na parte superior do funil, a aquisição de leads no meio e a conversão de leads na parte inferior do funil. Em algumas organizações, a aquisição de clientes se refere à combinação da geração e da aquisição de leads na parte superior e no meio do funil de marketing.
Isso é porque a parte inferior do funil, que é a conversão, geralmente requer estratégias mais personalizadas e dedicadas, como a pontuação de leads e táticas de fechamento.
Quais são as melhores estratégias de captação de clientes para a sua contabilidade em 2023?
Aqui estão algumas das melhores estratégias de aquisição de clientes que você pode aproveitar para garantir que sempre obtenha novos.
1. Hiper Personalização
A hiper personalização se tornou um dos fatores-chave no processo de escolha do público.
Os clientes de sua contabilidade não procuram apenas por um serviço, eles buscam algo que atenda às suas necessidades individuais e, acima de tudo, alivie suas preocupações.
No mundo da contabilidade, uma ferramenta desempenha um papel fundamental para a personalização extrema: o sistema de CRM! Neste sistema, as informações de vendas, marketing, atendimento ao cliente e produto são concentradas em um único local, e os representantes de vendas podem acessá-las facilmente para apoiar suas atividades.
Assim, atualmente, o CRM é muito mais do que apenas um conjunto de dados. Em 2023, este sistema é uma parte fundamental da inteligência de vendas, fornecendo uma rota segura para a adaptação das estratégias de vendas.
Ele fornece uma visão ampla do comportamento do cliente, que é a base para qualquer tipo de personalização. Como resultado desta estratégia, você poderá desenvolver relações mais sólidas com seus clientes.
2. Considere questões macros econômicas em seu processo de vendas
As questões macro econômicas sempre irão afetar o processo de vendas de qualquer negócio. Aliás, você pode constatar isso com a pandemia do COVID 19 e também com a guerra na Ucrânia.
Sendo assim, os potenciais clientes estão cada vez mais buscando por economia e isso impacta de forma direta o processo de vendas do seu escritório, afinal os vendedores terão que lidar com um público mais exigente, consciente e até mesmo, exigentes.
Sendo assim, é muito importante que sua equipe comercial passe por uma verdadeira renovação de habilidades. Dessa forma eles podem vincular a proposta de valor da sua contabilidade com os objetivos do público alvo.
Ou seja: pensar em questões macroeconômicas é importante na hora de vender seu serviço, pois as condições gerais do mercado, podem afetar a demanda por ele. Além disso, as taxas de juros e as políticas governamentais também podem afetar a economia e, por sua vez, afetar a demanda pelo que você está oferecendo.
3. Estude a intenção do cliente
Crucial para criar relacionamentos de longo prazo com seus clientes é entender a intenção do comprador. Isso ajuda a sua equipe de vendas a entender quais serão as oportunidades mais promissoras.
Neste sentido, a realização de pesquisas sobre a intenção do comprador é uma maneira comprovada de superar a concorrência.
Para muito, isso é chamado de estratégia de ‘vendas profundas’.
A pesquisa de clientes e a entrega de dados são fundamentais para melhorar as vendas, porque elas permitem que você entenda as necessidades, desejos e comportamento deles. E com esse entendimento fica muito maia fácil oferecer produtos e serviços que atendam suas expectativas e te coloque à frente dos seus concorrentes.
Ao mergulhar em dados primários de alta qualidade sobre empresas, seus compradores e seus relacionamentos, os vendedores podem acessar informações em tempo real que lhes permitem entender a intenção do comprador de pessoa por pessoa, tornando também mais fácil a aplicação da estratégia de hiper personalização.
4. Envolvimento virtual com o cliente
O envolvimento virtual com potenciais clientes é uma estratégia cada vez mais importante para aumentar suas vendas e melhorar a sua relação com os clientes. Com a crescente utilização da internet e das redes sociais, os consumidores estão cada vez mais conectados e abertos a se envolverem com as marcas e empresas. Com a contabilidade não é diferente, os envolvimentos virtuais permitem estabelecer uma comunicação direta e personalizada, o que pode ajudar a construir confiança.
Uma das principais vantagens do envolvimento virtual é a possibilidade de se conectar com um público-alvo específico e entender melhor as necessidades deles. Outra vantagem do é a possibilidade de se manter em contato com os clientes de forma automatizada e escalável. Isso pode ser feito através de chatbots, sistemas de automação de marketing e outras ferramentas digitais. Essas ferramentas permitem que você aumente a eficiência e a eficácia de suas estratégias.
5. Invista em uma cultura de vendas
Uma cultura saudável na qual seus representantes se sintam apoiados faz a diferença no alcance de suas metas de vendas.
Invista em iniciativas significativas que o ajudem a recrutar grandes talentos comerciais, promover uma colaboração saudável e gerar resultados.
Uma cultura de vendas não é algo que você pode exigir ou comprar. Em vez disso, considere investir em iniciativas de longo prazo, como um programa de orientação, um conselho consultivo de vendas e uma estrutura de remuneração que mostre aos funcionários que você valoriza o trabalho deles.
Você não apenas motivará sua equipe a trabalhar de forma produtiva, mas também poderá melhorar a retenção de funcionários – uma métrica tão importante quanto a retenção de clientes.
6. Novas habilidades comerciais
Uma tendência de vendas para 2023 que tem ganhado cada vez mais espaço são as vendas transacionais automatizadas. A cada ano que passa os compradores assumem um maior controle da sua jornada de compra.
E como fica o papel dos vendedores?
É aí que entra a maior necessidade de desenvolver novas maneiras para manter sua relevância no mercado.
Uma das melhores formas de tornar isso possível é agregar valor ao serviço também ao processo de vendas, fazendo com que a equipe comercial assuma uma postura consultiva.
Isso quer dizer que os vendedores precisam ser especialistas não em técnicas de vendas, mas, sim, no seu serviço. Assim, é possível agregar valor a sua contabilidade colocando ela na realidade do cliente.
Além disso, é necessário considerar compreender as particularidades do setor para que seja possível um posicionamento de produto mais estratégico, elevando as chances de captar novos clientes.
Como prospectar clientes para contabilidade?
Conclusão:
Encontrar novos clientes para seu escritório contábil é crucial para o sucesso do seu negócio e existem diversas estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar esse objetivo.
A partir da análise de dados e tendências do mercado, é possível desenvolver estratégias personalizadas para captar e fidelizar seus clientes. Além disso, o uso de tecnologia e marketing digital também pode ser uma excelente forma de alcançar um público mais amplo e segmentado.
Porém, é importante destacar que contar com o apoio de profissionais especializados pode ser uma excelente opção para garantir que suas estratégias de captação sejam mais eficazes e alcancem os resultados desejados.
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