Você com certeza já sabe que o marketing de conteúdo é uma ferramenta valiosa que pode ajudar seu escritório contábil a aumentar o público, se estabelecer como líder do setor, aumentar as classificações de SEO, desenvolver conexões importantes e assim, aumentar suas vendas! Sim, tudo isso é possível através de uma boa estratégia de conteúdo contábil!
Isso porque o marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes de promover seu negócio e aumentar sua participação no mercado.
O que exatamente é marketing de conteúdo? O marketing de conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e interessante para atrair e reter um público claramente definido – visando gerar uma ação lucrativa do cliente.
Porém, dentre tantas informações sobre o assunto, às vezes, o principal acaba se perdendo. Por isso, no artigo de hoje você vai conhecer uma estratégia de conteúdo contábil que converte de verdade!
A palavra-chave aqui é “converter”. Seu conteúdo deve ser valioso para seu público-alvo se você quiser que eles comprem de você!
Estratégia de conteúdo contábil: o que você precisa saber?
Seus clientes em potencial não querem apenas saber sobre seus recursos, eles querem saber como seu serviço facilitará suas vidas, resolverá seus problemas específicos e os ajudará a atingir seus objetivos.
É aqui que entra o conteúdo valioso, relevante e interessante.
Se você puder produzir conteúdo que eduque seus clientes em potencial sobre como usar seu serviço para resolver seus problemas específicos, estará no caminho certo para atraí-los e retê-los.
Os diferentes tipos de conteúdo que você pode criar para o seu negócio contábil são:
- Postagens de blog;
- Tutoriais e guias de instruções;
- Vídeos de demonstrativos;
- Estudos de caso e depoimentos de clientes;
- E-books;
- Infográficos
- Entre outros.
Não existe uma resposta única para todos quando se trata dos tipos de conteúdo que você deve criar. A melhor maneira de determinar que tipo de conteúdo funcionará melhor para o seu negócio é usar o marketing para personalizar a experiência do cliente.
Por exemplo:
Se você estiver vendendo para grandes empresas, precisará criar conteúdo altamente técnico e informativo. Isso pode incluir postagens de blog, ebooks e infográficos.
Se você estiver vendendo para pequenas empresas, precisará criar um conteúdo mais geral e fácil de consumir. Isso pode incluir postagens de blog, atualizações de mídia social e conteúdo em vídeo.
Independente do seu público-alvo ou setor, é importante se concentrar na criação de conteúdo valioso e de alta qualidade que ressoe com seus clientes e os ajude a atingir seus objetivos.
Assim, você poderá construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e gerar mais conversões ao longo do tempo.
Sendo assim, o marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais importante para as empresas de contabilidade. Pois, estamos falando de criar e compartilhar conteúdo relevante visando atrair e reter clientes, aumentando a conscientização da marca do seu escritório contábil e gerando leads qualificados.
O marketing de conteúdo contábil é um pouco diferente do marketing em outros setores:
- Você está promovendo um serviço;
- Sua estratégia de marketing deve equilibrar o foco na aquisição e retenção de clientes;
- Seu conteúdo deve educar os clientes em potencial, já que muitos acham que podem dar conta de sua contabilidade sozinhos;
- Seus usuários pesquisam produtos e serviços baseados em nuvem principalmente por meio do Google, tornando o SEO uma parte crítica de sua estratégia de conteúdo;
- A aquisição de seus possíveis clientes depende muito do valor que você fornece por meio do conteúdo, não apenas da qualidade do seu produto (“construa e eles virão” é um péssimo conselho).
Atualmente muitas empresas contábeis estão usando o conteúdo como parte de sua estratégia de marketing para se posicionar com liderança, oferecendo recursos úteis e interessantes para seu público.
A questão é: por que não continuar a confiar apenas na abordagem no famoso boca a boca ou nas estratégias tradicionais?
O que você precisa saber antes de começar?
As melhores viagens s podem ser improvisadas, mas esse não é o caso de uma estratégia de conteúdo de melhor desempenho, com uma classificação alta que gera resultados.
Sendo assim, vamos entender o que envolve a criação de uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo contábil através de dicas valiosas para você começar a aplicar a partir de agora!
- Defina seus objetivos de marketing de conteúdo
Como diz o velho ditado, a vida sem objetivos é como uma corrida sem linha de chegada.
Sendo assim, você não nunca saberá onde está chegando com seu conteúdo, sem saber para onde quer ir!
Dessa forma, as metas e objetivos são importantes em uma estratégia de conteúdo porque fornecem um direcionamento e uma base para a criação do seu conteúdo.
Afinal, eles ajudam a garantir que o conteúdo que você está criando está alinhado com os objetivos do seu escritório contábil e sendo criado de maneira eficaz para atingir esses objetivos.
Além disso, as metas e objetivos também ajudam a medir o sucesso do seu conteúdo e identificar o que está funcionando bem e que pode ser melhorado.
- Defina suas métricas
É fácil ficar sobrecarregado com inúmeras métricas que realmente não importam para o crescimento do seu negócio.
Com base em seus objetivos, se concentre em rastrear apenas as principais métricas de conteúdo que ajudam a avaliar o sucesso de suas atividades de marketing, replicar vitórias e minimizar os esforços alcançados.
Existem vários KPIs (indicadores-chave de desempenho) que podem ser usados para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo. Alguns dos principais KPIs incluem:
- Tráfego do site: este KPI mede o número de visitas que o seu site recebe de fontes externas, como mecanismo de busca, redes sociais e outros sites. O tráfego do site é um indicador importante da eficácia do seu conteúdo em atrair novos visitantes.
- Taxa de conversão: a taxa de conversão mede a porcentagem de visitantes do seu site que gerou uma ação desejada, como se inscrever em uma newsletter ou comprar um serviço. Aumentar a taxa de conversão é um objetivo importante para muitos escritórios, e o conteúdo pode desempenhar um papel importante nisso.
- Tempo de permanência: o tempo de permanência mede quanto tempo os visitantes passam no seu site. Quanto mais tempo as pessoas passam em seu site, mais elas consomem o seu conteúdo com uma experiência positiva.
- Taxa de rejeição: a taxa de rejeição mede a porcentagem de visitantes que deixam o seu site logo após a chegada. Um alto índice de rejeição pode indicar que o seu conteúdo não está atraindo ou retendo o interesse das pessoas.
Esses são apenas alguns exemplos de KPIs de marketing de conteúdo. A escolha dos KPIs mais adequados para a sua empresa dependerá dos seus objetivos e da sua audiência.
- Defina seu cliente ideal
Um perfil de cliente ideal é uma descrição detalhada da empresa ou usuário que mais se beneficiará com seu serviço contábil.
Esses são clientes em potencial que seriam os mais rápidos para converter e provavelmente permaneceriam fiéis à sua marca.
Para definir seu cliente ideal você deve responder às seguintes perguntas:
- Qual é a idade do seu cliente ideal?
- Qual é o gênero?
- Qual é a renda desse cliente?
- Quais são os interesses e hobbies do seu cliente ideal?
- Quais são os problemas ou dificuldades que seu cliente ideal enfrenta?
- Como sua empresa pode ajudar a resolver os problemas ou superar as dificuldades desse cliente?
- Em quais canais de mídia social esse cliente está presente?
Lembre-se de ser o mais específico possível ao responder essas perguntas. Quanto mais você aprender sobre o seu cliente ideal, mais fácil será criar conteúdo que atraia a atenção dele!
O que você precisa fazer para criar um conteúdo contábil que converta de verdade?
À medida que o mercado contábil continua a crescer, o mesmo acontece com a concorrência por clientes.
Para se destacar nesse cenário competitivo, você precisa ter uma forte estratégia de marketing de conteúdo, como já mencionamos neste artigo. Assim, sua estratégia de marketing de conteúdo contábil deve ser projetada para atrair e envolver seu público-alvo.
Ele também deve ser adaptado às necessidades exclusivas do seu negócio.
Separamos aqui algumas dicas para que vão te ajudar a criar uma estratégia eficaz e que converta – de verdade!
Selecione as palavras-chave e defina as pautas do mês
Vamos começar falando sobre as palavras-chave: elas são aquelas palavras ou expressões que descrevem o conteúdo de um texto e que são mais relevantes para o assunto que está sendo tratado.
O uso de palavras-chave é importante porque ajuda o controle de busca, como o Google, a entender do que o seu texto fala e, assim, ele mostra para as pessoas que estão procurando por informações sobre o assunto.
Exemplo: se você estiver escrevendo sobre “cuidados com as finanças pessoais”, a palavra-chave pode ser “finanças pessoais”. Porém, é importante citar, que existem diferentes formas de pesquisar as palavras -chave que fazem realmente sentido para sua audiência: ou seja, os termos e palavras que elas mais usam em sites de busca.
Agora, a definição de pauta é o processo de planejamento do que vai ser tratado em um texto. Ela ajuda a focar o conteúdo e deixá-lo mais organizado e coerente.
Portanto, o uso de palavras-chave e a definição de pauta são fundamentais para a criação de conteúdo eficiente e que vai atender às expectativas das pessoas.
Defina os meios de divulgação do seu conteúdo de forma estratégica
Definir os meios de divulgação de conteúdo é muito importante porque é através desses meios que o seu público vai saber o seu conteúdo. Além disso, a escolha dos meios de divulgação também influencia diretamente no alcance do seu conteúdo e, consequentemente, na sua visibilidade e popularidade.
Existem diversos meios de divulgação de conteúdo, como as redes sociais, o e-mail marketing, blogs, podcasts, entre outros. Cada um desses meios tem suas particularidades e pode ser mais ou menos eficiente conforme o seu público-alvo e o tipo de conteúdo que está sendo divulgado.
Para escolher os meios de divulgação mais adequados para o seu conteúdo, é importante fazer uma análise do seu público-alvo e entender onde eles consomem conteúdo. Além disso, é fundamental conhecer os diferentes meios de divulgação e suas vantagens para poder tomar a melhor decisão.
Outra dica importante é diversificar os meios de divulgação e não depender apenas de um ou dois. Assim, você garante que o seu conteúdo chegue a um número maior de pessoas e aumente as chances de sucesso.
Planeje seu conteúdo para cada etapa do funil
Conforme mencionado acima, seu conteúdo de marketing contábil deve ser focado em tópicos relevantes para seus potenciais clientes em cada estágio do funil de vendas para obter os melhores resultados.
Para criar conteúdo que respeite as etapas do funil de vendas, é preciso compreender o que cada etapa envolve e quais são as necessidades e preocupações dos clientes em cada uma delas. As etapas do funil de vendas geralmente incluem:
Atração: nesta etapa, o objetivo é atrair o interesse dos clientes potenciais com conteúdo informativo e relevante. Isso pode incluir blogs, artigos, e-books, etc.
Consideração: nesta etapa, os clientes potenciais já estão interessados no produto ou serviço, mas ainda têm dúvidas e precisam de mais informações antes de tomar uma decisão. O conteúdo criado nesta etapa deve responder a perguntas e preocupações comuns e destacar os benefícios do produto ou serviço.
Decisão: nesta etapa, os clientes potenciais já estão prontos para decidir e precisam de informações discriminadas sobre o produto ou serviço, incluindo preços, opções de pagamento, etc. às necessidades do cliente.
Fidelização: nesta etapa, o objetivo é ajudar os clientes a se sentirem satisfeitos com a sua compra e incentivá-los a continuar comprando no futuro. Isso pode incluir conteúdo com dicas de uso, suporte técnico, etc.
Conclusão
No final das contas, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar a conscientização da sua marca e gerar leads qualificados para sua empresa de contabilidade. Para isso, é importante ser relevante, consistente e claro, contar com apoio profissional.
Ter profissionais qualificados para criar conteúdo estratégico para seu escritório contábil é de extrema importância para o seu sucesso. Isso se deve ao fato de que o conteúdo é um elemento fundamental na comunicação com o seu público-alvo e como você viu acima, um conteúdo bem elaborado e estratégico pode ser a chave para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Além disso, um conteúdo de qualidade consegue transmitir a confiança necessária para aumentar suas vendas.
Somos uma agência de marketing contábil que entende do assunto. Conte com a Lab Cont para traçar uma estratégia eficaz e te ajudar a crescer seu negócio de forma saudável e constante.