Manter a constância de vendas é algo muito desafiador para todo escritório contábil. Saber o momento certo de investir, realizar análises e pedir ajuda quando necessário, são pontos altos do seu empreendimento que fazem com que não chegue à falência.
No entanto, muitos contadores, principalmente os iniciantes, possuem dificuldades em enxergar o problema desde o seu início e como resolvê-lo sem virar uma bola de neve.
Por isso, na leitura de hoje, traremos informações importantes para realizar a análise de vendas e entender porque elas estão caindo em seu escritório contábil.
As vendas do escritório estão caindo? Vamos entender o que você precisa fazer para o seu escritório vender mais!
Identifique o seu erro
Em primeiro lugar, identifique qual foi a situação que gerou todo o momento de instabilidade na sua contabilidade.
É necessário realizar um bom diagnóstico para que sejam tomadas as ações corretas mediante as situações.
Por isso, realize uma avaliação, estudando toda a estrutura de negócio, mapeando criteriosamente o que entra, sai no fluxo de caixa.
Mantenha sua equipe integrada
O sucesso da sua contabilidade depende da sincronicidade da sua equipe. Por isso, faça com que todos os seus colaboradores trabalhem de forma motivada e integrada.
Em momentos de crise, a integração precisa ser reforçada, principalmente entre o financeiro, o marketing e a gestão da empresa.
É de bom tom que todos os colaboradores tenham consciência sobre o período de crise, e tenham o pertencimento de dono para tentar contornar a situação adversa.
Possui um time comercial? Obviamente ele também precisa entender o momento atual e, mais do que nunca, precisa pensar em novas estratégias e situações para tirar o escritório dessa situação. Se você não possui um time comercial e um dos sócios é o responsável, não tem problema, a lógica é a mesma.
Olhe para novos nichos de mercado e entenda como vocês podem se inserir em diferentes contextos.
Pesquise mais sobre seu público-alvo
Para gerar conteúdo de qualidade e se comunicar com seus clientes, é necessário ter uma linguagem que converse diretamente com eles.
Se não houver conexão, você irá produzir conteúdos vazios e que não agradam ao seu cliente ideal, além de não entender como fazer uma abordagem personalizada.
É importante reafirmar o quanto você possui afinidade com às necessidades do seu público, ajudando a aproximação.
O público atualmente busca uma comunicação mais real e que busca entender além das necessidades dos clientes.
Seja informativo
Gerar uma comunicação de qualidade. É necessário, além de criar um conteúdo de qualidade, algo que seja informativo para o seu público.
Além de se tornar referência no mercado no momento de decisão de assinatura do serviço, é importante ter um conteúdo relevante perante os demais da concorrência.
Podemos levar esse tópico para um venda consultiva, também. Veja se o seu processo comercial não foi construído apenas para empurrar o seu serviço de “goela abaixo”.
Lembra quando falamos que o público, em geral, anda mais exigente? Justamente, por esse motivo, você precisa agregar valor a sua oferta e demonstrar que a sua contabilidade vai fazer sentido ao dia-a-dia do cliente.
Ofereça o seu serviço somente quando possível
Não fique ofertando o seu serviço diariamente. A sequência de e-mails repetitivos e que lotam a caixa de entrada ou spam, se tornam indesejáveis para os potenciais clientes. Afastando de finalizar uma possível compra.
E-mail Marketing para contabilidade: a melhor estratégia de conversão!
É necessário também atentar-se as estratégias traçadas para vendas. Dessa forma, empresas que costumam criar muitas promoções, acabam criando o hábito em seu consumidor, em só consumir neste período.
É necessário equilibrar a comunicação entre conteúdo, novidades e vendas.
As vendas do escritório ainda estão caindo? Processo comercial, provavelmente, é a resposta!
Como está o seu processo comercial atual? Ou melhor, você tem um processo comercial?
Olhe para a maneira como o seu time/processo comercial está conduzindo cada oferta. Se há um número de demandas satisfatórias por mês, ou, se você não gera demandas o suficiente por mês.
Na maioria dos casos, aqui está o grande problema para a falta de aquisição de novas oportunidades de negócio para escritório contábil.
Analisar e otimizar o processo comercial, precisa ser uma rotina constanta na contabilidade. Independentemente do canal de aquisição dessas oportunidades, se o escritório não está gerando o suficiente, é preciso mudar!
Rotina comercial para escritório contábil: os primeiros passos para a sua estrutura comercial
Conclusão
Manter as vendas do seu escritório em alta com a competitividade existente hoje no mercado realmente é uma tarefa muito difícil.
No entanto, como visualizamos hoje, é possível você criar toda uma estrutura de trabalho gastando pouco e gerando contas interessantes para a sua contabilidade.
Para isso, você necessita de uma equipe especializada, capaz de realizar todo o suporte analítico, para você adotar no seu escritório.
No entanto, lembre-se que toda a sua estrutura de comunicação e estratégia para administrar as vendas devem conversar entre si.
Nós da Lab Cont podemos ajudar. Com nossa equipe especializada em Marketing Contábil e um time de especialistas em geração de demandas para vendas, entregamos todo o suporte que o seu escritório necessita, analisando as estratégias disponíveis para adotar em sua contabilidade, sempre buscando atrair novos leads. Agende uma conversa com um de nossos consultores ou invista em uma Consultoria Comercial totalmente personalizada para a sua contabilidade.