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Outbound marketing para escritório contábil

Aprenda a buscar novos contratos de forma ativa! O outbound pode ser uma ótima estratégia de marketing contábil

Não dá mais para o contador ficar esperando aquela indicação para conquistar novos contratos. O mercado contábil vem mudando muito nos últimos anos e cada vez mais a exigência é por profissionalização de todos os setores de uma empresa contábil.

Em muitos escritórios, somente os setores operacionais e em alguns casos, os cargos de gestão, são ocupados por especialistas O setor comercial é primordial, por isso é necessário ter profissionais dedicados às vendas. 

Conhecer conceitos do Marketing Contábil é uma necessidade, por isso vamos apresentar a estratégia de Outbound Marketing, como ela pode alavancar uma empresa contábil.

O que é Outbound Marketing?

Outbound Marketing são estratégias tradicionais de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes.

Ou seja, o Outbound Marketing pode ser definido como o “Marketing tradicional”. A prospecção de novos clientes precisa ser feita através de alguns estudos de público-alvo, além de exigir um planejamento para decidir quais serão os meios utilizados para a prospecção.

É difícil falar de Outbound sem falar do Inbound Marketing. A estratégia de Inbound é uma prospecção passiva, muito utilizada atualmente pelas empresas, por ter um CAC (custo de aquisição do cliente) muito baixo. Outra característica do Inbound é a estratégia pautada pelo conteúdo, atraindo leads de forma mais orgânica.

Por mais que muitos profissionais de marketing considerem o Outbound uma estratégia ultrapassada, nós da Lab Cont acreditamos que em negócios B2B (business to business), onde a relação com outras empresas precisa ser direta e constante. Tem espaço para os dois!

Estratégias para Outbound Marketing para o mercado contábil

Após definir o perfil de cliente, é preciso escolher os canais de prospecção, ferramentas e investimento a serem feitos para o projeto.

Canais de prospecção:

  • ADS em mídias sociais: Nas redes sociais, a segmentação é feita com anúncios por local, faixa etária, interesses e muito mais. Assim, chegando até as pessoas certas.
  • Links Patrocinados: Criar anúncios nos mecanismos de busca, como o Google, é necessário para qualquer mercado, sendo uma ótima estratégia de Outbound para contadores.
  • E-mail marketing: Mandar emails para seus potenciais clientes com uma apresentação bem elaborada em design e texto é uma das principais técnicas de Outbound Marketing.
  • Eventos: Networking é um pilar importantíssimo na estratégia de Outbound Marketing. Estar presente em eventos seja com estandes, palestrando ou somente interagindo com o público do seu nicho, é uma forma de conseguir boa relação com os possíveis clientes.
  • Telemarketing: Ligar e fazer prospecção ativa de clientes por meio do telefone é um dos princípios do Outbound. É necessário aplicar um treinamento bem elaborado ou deixar o colaborador ciente para não ser invasivo.
  • LinkedIn: Rede Social ideal para negócios B2B. Nela, é mais fácil identificar o público que você deseja atingir e prospectar novos leads.

Os métodos clássicos como TV, rádio e impresso também são formas de Outbound Marketing, porém demandam maiores investimentos e um período de produção.

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Com base nos canais de prospecção, a empresa deve montar um processo pautado em:

  1. Pesquisa
  2. Prospecção
  3. Conexão
  4. Qualificação
  5. Negociação
  6. Assinatura de contrato

Durante os processos 1 e 2, é muito importante que a empresa contábil invista em profissionais e ferramentas de business intelligence (inteligência de mercado), para identificar a necessidade das empresas listadas como possível cliente.

A melhor estratégia para organizar o seu comercial

Seja interno ou terceirizado, o marketing de um escritório contábil precisa estar alinhado com o setor ou responsável comercial da empresa. 

Definir processos é fundamental para que os colaboradores tenham a exata noção das suas  atividades e em que parte estará nos objetivos da empresa. 

O primeiro passo para a prospecção de novos clientes é responsabilidade do marketing, tendo como objetivo gerar informações para a equipe comercial no momento da negociação.

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As dicas passadas foram feitas para que o empresário possa aplicar o mais rápido possível. Caso queira conhecer mais sobre o nosso trabalho e saber como a Lab Cont pode ajudar o seu negócio, clique aqui e conheça um pouco mais sobre os nossos serviços, ou entre em contato conosco por e-mail (contato@labcont.com.br) ou pelo Instagram @lab.cont.

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